Rádio Jornal do Commercio, atualmente conhecida por Rádio Jornal é uma estação de rádio brasileira do Recife, Pernambuco. Foi fundada em 3 de julho de 1948, por F. Pessoa de Queiroz, empresário e político paraibano.
Fazia parte de um conglomerado de empresas jornalísticas, cujo carro-chefe era o Jornal do Commercio e do qual fazia parte também o Diário da Noite, fundado 2 anos antes, conglomerado este depois aumentado com a criação de empresas de radiodifusão nas principais cidades do interior pernambucano.
Seu slogan, Pernambuco Falando para o Mundo [1], era conhecido, porque a emissora iniciou com transmissores potentes em ondas curtas e médias, que alcançavam todo o mundo, na época a mais moderna estação de rádio do Brasil.
Alguns nomes conhecidos da cultura e jornalismo local fizeram parte de seu quadro inicial: Mário Sette, Valdemar de Oliveira, Fernando Castelão, Brivaldo Franklin, Edson Néri da Fonseca, Eurico Duarte etc.
Na década de 1970, a empresa entrou em crise financeira, quando fechou o Diário da Noite, e o controle acionário passou para o empresário João Carlos Paes Mendonça, do GrupoBompreço. A emissora, então já sucateada, foi recuperada e retomou a liderança regional.
Hoje a emissora conta com comunicadores como Geraldo Freire, Ednaldo Santos, Graça Araújo, Paulo Roberto, Gino César, Rinaldo Melo, José Silvério, Pedro Silva, Aroldo Costa, Natan Oliveira, Maciel Júnior, Wagner Gomes, Adílson Oliveira, Paulo Fernandes e Édson Peixoto.
Mesmo com estilo popular, tem boa parte da programação voltada ao jornalismo e à prestação de serviços, o que a torna uma das emissoras mais respeitadas no país. Destacam-se os noticiários O Redator de Plantão e Primeira Página (sendo esta a primeira parte do programa de Geraldo Freire), o policial Bandeira Dois, o Debate das 11 Horas com Geraldo Freire, a radio-revista Rádio Livre, com Graça Araújo, e o jornalístico O Balanço das Notícias, com Ednaldo Santos. Aos sábados e domingos, os programas fazem parte de uma faixa chamada "Comando Geral Fim de Semana", mesmo nome do programa apresentado na madrugada de domingo por Paulo Fernandes Neto - curiosamente, o diretor-geral de rádios doSistema Jornal do Commércio de Comunicação.
Em 1996 entrou na era da Internet, confirmando seu slogan. Foi a primeira emissora de rádio da América Latina a transmitir sua programação pela Web.
Sua equipe esportiva é conhecida como o Escrete de Ouro. Por muito tempo, o locutor Adílson Couto foi o titular nas narrações esportivas. Com seu falecimento, em maio de 2009, o jovem Aroldo Costa assumiu o posto de narrador titular da Rádio Jornal. A emissora transmite oCampeonato Pernambucano de Futebol, a Copa Pernambuco, a Copa do Brasil, a Copa São Paulo de Juniores, o Campeonato Brasileiro de Futebol, a Copa Libertadores da América (quando há representantes de Pernambuco, caso de 2009, com o Sport) e acompanha a Seleção Brasileira de Futebol em amistosos, Copa América, Copa das Confederações, Eliminatórias da Copa do Mundo e Copa do Mundo FIFA. A rádio já adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O slogan para comerciais com bola rolando éRádio Jornal, rádio Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário